terça-feira, 12 de abril de 2011

Muçulmanas.. liberdade religiosa ou legislação

Prefiro uma Blusa de alça mas se querem morre de calor.. que deixem..

Não tenho problema com as burcas ou lenços das mulheres muçulmanas, mas confesso que fiquei espantada com a lei da França de proibir o uso do acessórios.. Serio gente a França que lanço as diretrizes da Revolução pedindo por igualdade, liberdade e fraternidade, cometer esta tamanha prova de intolerância.. Aprendi desde pequena que devemos respeita as religiões de todos.. Isso é um retrocesso.. mas para não dizer que estou sendo parcial.. vou colar aqui um texto que li num outro blog (MoLda Mente) que explica alguns dados da lei Francesa..


A partir do dia 11 de abril está proibido por lei o uso do véu islâmico integral nos espaços públicos, o descomprimento da mesma por parte das mulheres é uma multa de 150 euros, cerca de 340 reais ou um curso de instrução cívica. 
Mesmo assim não impediu que várias mulheres vestissem o "niqab" (como é chamado o véu intergal) hoje (11/04) pela manhã para protestar junto com simpatizantes da causa na fente da catedral de Notre Dame em Paris. Duas pessoas  foram detidas durante a manifestação que não havia sido comunicada à polícia com antecedência.

A frança é o primeiro país europeu a adotar uma lei deste tipo, mas outros Estados analisam medidas similares como Suíça, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Espanha e Alemanha.
Antes mesmo de ser aprovada a polêmica lei, várias pessoas já participavam de manifestações a favor do uso da Burca.

A França é um país com a maioria de sua população católica, mas abriga uma população de 5 milhões de mulçumanos, muitos dos quais cidadãos Franceses.



Me perguntei o que motivou a lei.. a isso me assustou mais que a lei, parece que é para prevenir atentados terroristas, então esta subi-tendido que todo terrorista é muçulmano. Minha gente isso é preconceito.. 

Ai me disseram que não é isso.. é que com o veu não dar para identificar a pessoa e ela pode cometer atrocidades e ninguém ficaria sabendo.. 
Ok OK.. isso tem certa razão, mas pensando em uma certa segurança deve-se passar por cima dos direito dos outros?? e será que este tipo de atitude não abre mais espaço para se cometer atos violentos em pro de uma defesa de idéias.. Me lembro que o povo tem mania de parti para a violência toda vez que se sente revoltado.. 
Ai deixo a pergunta se acontecer um atentado com protesto pela lei, quem estará errado o terrorista que atacou ou os Franceses que provocaram????



Nenhum comentário:

Postar um comentário